Com mais de 50 anos de tradição na fabricação de equipamentos musicais em Porto Alegre, a Martins Sons continua disponibilizando equipamentos de qualidade para músicos, djs e para agencias de eventos.

História

Adão Oliveira Martins nasceu dia 16 de setembro de 1922 em Porto Alegre/RS. Trabalhou no Circo do mágico e ventríloco Adauto, quando tiveram a idéia de fabricar o primeiro amplificador à valvula para animar os espetáculos. O invento foi um sucesso e assim começou a procura por esse equipamento por outros circos, campanhas políticas, festas em igrejas, entre outros.

Adão fabricou muitos rádios eletrolas, consertou todo o tipo de aparelhos elétricos, chegando até montar televisão. Em 1960, teve a idéia de fabricar também amplificadores para músicos, pois na época não existia isso em Porto Alegre, junto ao amigo José Leão (Zé da Guitarra), marceneiro, começa a fabricar guitarras, baixos amplificados e caixas de som. Assim teve início sua vida de empresário em uma fabriqueta de fundo de quintal no bairro Jardim Botânico, com o nome de Mil Sons.

Os músicos que queriam formar um grupo, começaram a procurar instrumentos e equipamentos construídos artesanalmente por seu Adão Martins e seu auxiliar Zé das Guitarras. A fábrica chamava-se Mil Sons e ficava no Partenon, próximo ao Cine Miramar. Antes da famosa fábrica nacional Giannini, a Mil Sons abastecia de guitarras e violões eletrificados todo o emergente mercado na capital. Apenas a Del Vecchio, em São Paulo, era mais antiga na fabricação de violões eletrificados. Da oficina de seu Adão, saiu a primeira guitarra amplificada no brasil, em 59, e a primeira guitarra com alavanca do rock gaúcho, em 65, feita especialmente para o conjunto Os CLeans. (Livro Som do Sul/CEEE de Henrique Mann)

Logo seu nome já era conhecido por todos os músicos da época, grandes conjuntos de sucesso como Norberto Baldauf, Flamboiam, Cleans, Impacto, Som 4, entre outros. Também grandes grupos nativistas começaram sua carreira com aparelhagem da Martins Sons, como Os Mirins, Três Xirus, Serranos, Farrapos, e muitos outros clientes assíduos.

A empresa foi crescendo, passou a se chamar Martins Sons, e mudou-se para Av. Aparício Borges em prédio alugado, e logo já teria seu próprio estabelecimento. Para isso, Adão Martins contou com a ajuda de seus irmãos Greni e Darci que trabalharam ao seu lado, e Telmo, que ainda hoje, trabalha na fábrica junto à filha Ana Cristina, que lhe dá muito apoio.


Adão Oliveira Martins continua em plena atividade, com a mesma disposição a comandar sua empresa, o mesmo homem honesto de sempre, bom chefe de família, companheiro, amigo dos amigos, cumpridor de seus deveres, trabalhador e grande sonhador.

Equipe

Simone
Secretária
Diego
Marceneiro
Telmo
Técnico
Leandro
Técnico
Irineu
Técnico
Site desenvolvido por Crescer Soluções Digitais setor administrativo